GovernoInternetSegurança

Gov.br: 17 milhões já adotaram verificação em duas etapas para evitar fraudes

No total, 164 milhões de pessoas têm cadastro na plataforma de serviços digitais do governo

A Verificação em Duas Etapas do Gov.br já é utilizada por 17 milhões de pessoas. O uso da ferramenta da segurança da informação é fundamental para ampliar a segurança da conta na plataforma, que possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais, como a Assinatura Gov.br, abertura de empresas e transferências de veículos. Atualmente, o Gov.br possui mais de 164 milhões de usuários. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão nesta sexta, 21/2.
 
“O Gov.br é uma ferramenta robusta e protegida, trabalhamos em conjunto com o Serpro para garantir a segurança e privacidade dos usuários”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Todavia, é importante também orientar as pessoas tomarem cuidado com a sua conta para não caírem em golpes de engenharia social, como roubo de senhas e falsificação de identidade. E utilizar a Verificação em Duas Etapas é um passo fundamental para manter a sua conta segura”, complementou.
 
Ao habilitar essa funcionalidade no Gov.br, as pessoas adicionam uma camada extra de segurança além das tradicionais senhas, tornando mais difícil para os invasores acessarem informações sensíveis. Além disso, cria uma proteção contra o acesso não autorizado, pois mesmo que a senha tenha sido comprometida, o acesso à conta ainda é protegido pelo segundo fator de autenticação, que geralmente é algo que apenas o usuário possui.
 
“De toda forma, orientamos que todas as pessoas evitem clicar em links encaminhados por SMS ou e-mail, pois eles podem ser maliciosos”, disse Mascarenhas. Outra dica, de acordo com o secretário, é evitar usar a mesma senha para diferentes plataformas digitais. “Se vaza a senha de um serviço, isso compromete todos os outros utilizados”, acrescentou.

Botão Voltar ao topo