Um hacker, que se autodenomina @azaelx64, anunciou no Twitter que o seu grupo foi responsável pelas instabilidades no portal GOV.br registradas nesta quarta-feira, 11/09. O portal GOV.br, com mais de 150 milhões de usuários, teria sido alvo de um ataque de DDoS. O Serpro admitiu o problema e informou ter aberto uma investigação.
Ficaram fora do ar, mesmo que por pouco tempo, as páginas do Palácio do Planalto e dos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Justiça, Relações Exteriores, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Agricultura, Minas e Energia, Transporte, além do site da Anatel.
De acordo com o site CISO ADVISOR, Por volta das 12h de ontem, um post da conta do hacker, indicou a ocorrência de um ataque de negação de serviço contra as aplicações do Banco Central do Brasil no endereço www3.bcb.gov.br.
Pouco antes desse horário, o site Downdetector começou a exibir registros de falha nos serviços web do BC. Os registros caíram depois das 17h.Por volta das 16h15, o acesso à maioria dos sites afetados havia sido restabelecido, mas muitos usuários ainda relatavam problemas como lentidão excessiva para acessar as plataformas.
Em julho deste ano, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que um incidente de segurança cibernética havia afetado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Na época, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instauraram investigação para apurar o caso. Oficialmente, o Ministério da Gestão e da Inovação ainda não se manifestou.