GovernoInovaçãoSegurança

GOV.BR: Para barrar acessos indevidos, 25% das pessoas da conta Ouro usam verificação em duas etapas

"A conta no GOV.BR é tão importante quanto uma conta bancária. As pessoas não devem compartilhar as suas informações de login com terceiros”, adverte a secretária-adjunta do Governo Digital, Luana Roncaratti.

A Verificação em Duas Etapas do GOV.BR já é utilizada por 25% dos usuários da plataforma que possuem uma conta Ouro. Desta forma, essas pessoas ampliaram a segurança no acesso aos mais de 4.500 serviços disponíveis no GOV.BR. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgados nesta quinta-feira (22/5), mais de 70 milhões de pessoas possuem uma conta de nível Ouro. No total, mais de 167 milhões de brasileiros utilizam o GOV.BR.

“É muito importante que todos os usuários utilizem as ferramentas de segurança disponíveis na plataforma, a Verificação em Duas Etapas é fundamental para barrar acessos indevidos”, afirma a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti. De acordo com a secretária, a conta no GOV.BR é tão importante quanto uma conta bancária, pois é possível assinar documentos com validade jurídica, fazer transferências de veículos e abrir empresas a partir dela. “As pessoas não devem compartilhar as suas informações de login com terceiros”, complementa.

Ao ativar esta funcionalidade, sempre que você acessar algum serviço com a sua conta GOV.BR, será necessário inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo GOV.BR. Assim, mesmo que um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao seu CPF e a sua senha, ou ao seu banco ou certificado digital, ele não poderá acessar sua conta sem o código de acesso. Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta nível Prata ou Ouro.

Além de ampliar a segurança no acesso, a Verificação em Duas Etapas também possibilita ao usuário fazer a gestão dos dispositivos autorizados a realizar a autenticação. Essa função possibilita ao cidadão definir qual equipamento pode acessar a conta dele, avisando também por e-mail sempre que um novo dispositivo tenta fazer login na plataforma.

Cadastro


Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.

Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.

Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

Botão Voltar ao topo