Governo

Gov.br registra 77,8 milhões de contas ouro, com biometria, CIN ou certificado digital

Ao todo, plataforma de serviços públicos digitais tem 172 milhões de usuários e quase 13 mil serviços federais, estaduais e municipais

O número de contas de nível ouro na plataforma Gov.br cresceu 142% entre 2022 e 2025. Em dezembro de 2022, pouco mais de 32 milhões de brasileiros possuíam uma conta ouro. Já em dezembro deste ano, o total chegou a 77,8 milhões, segundo dados divulgados nesta quinta, 18/12, pelo Ministério da Gestão.

Atualmente, o Gov.br reúne cerca de 172 milhões de usuários cadastrados e funciona como porta de entrada para aproximadamente 4,6 mil serviços digitais federais, além de outros 8,3 mil serviços oferecidos por estados e municípios. O avanço das contas com nível máximo de segurança acompanha a consolidação do governo digital no país.

De acordo com a Secretaria de Governo Digital, o crescimento reflete uma mudança de comportamento da população. segundo a pesquisa TIC Domicílios 2025, 71% dos usuários de internet utilizaram ao menos um serviço de governo eletrônico nos últimos 12 meses. Para reforçar a segurança, a SGD recomenda que todos os usuários com conta ouro ativem a Verificação em Duas Etapas.

Desde julho deste ano, a própria plataforma passou a incentivar a ativação da Verificação em Duas Etapas. Ao fazer login, usuários com conta ouro recebem o convite para habilitar a funcionalidade pelo aplicativo Gov.br.

Na primeira vez, é possível adiar a ativação, mas o sistema envia um aviso por e-mail ou SMS informando que a recomendação será reapresentada no próximo acesso. Atualmente, cerca de 50% dos usuários com conta ouro já utilizam a Verificação em Duas Etapas.


A conta de nível ouro é a categoria que garante acesso a qualquer serviço público digital disponível no Gov.br e oferece o maior grau de segurança. Para obtê-la, o cidadão precisa realizar reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, utilizar o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou autenticar-se por meio de um Certificado Digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Botão Voltar ao topo