Gov.br tem acesso mais fácil a documentos, certidões e serviços
Nova barra simplifica acessar e assinar documentos
O Ministério da Gestão divulgou nesta quinta, 19/12, uma nova barra para acesso a serviços digitais do Gov.br. É possível acessar e assinar documentos e baixar certidões utilizando a nova funcionalidade na plataforma. A ideia é facilitar o acesso a certos serviços.
São exemplos de documentos que ficarão disponíveis na barra a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Digital de Trânsito e o Certificado Militar. No mesmo ambiente, também será possível utilizar a Assinatura Eletrônica Gov.br, um dos serviços mais utilizados da plataforma.
A nova barra lateral aparece quando é clicado o sinal com quadradinhos no topo da página:
Em um primeiro momento, a nova barra do Gov.br será implementada somente em algumas páginas, mas o ministério pretende expandir para todos os demais portais e sistemas de governo em 2025. Para acessar a funcionalidade, é necessário fazer a autenticação no GOV.BR.
No futuro, também será possível ver a Agenda Gov.br com o calendário dos principais serviços e acompanhar os serviços solicitados na página inicial da plataforma do Governo Federal.
O ministério recomenda o uso do aplicativo Gov.br para a criação de uma conta. O primeiro passo é acessar a loja do sistema operacional do dispositivo utilizado e fazer o download. Após abrir o aplicativo, basta digital o CPF e clicar em “continuar” para criar ou alterar uma conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e os dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Esse formulário só permite o nível bronze, mas a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Para avançar para o nível Prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas. São elas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.
Já para ter o máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro. Para esse nível, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.