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Gov.br vai avisar sobre vencimento de passaporte

Governo estima enviar alertas para mais de 1,9 milhão de pessoas por ano.

A partir desta quarta, 12/11, a Caixa Postal Gov.br vai alertar os cidadãos sobre o vencimento de seus passaportes. A iniciativa, uma parceria entre o Ministério da Gestão e a Polícia Federal, tem como objetivo facilitar a renovação do documento e evitar contratempos para quem planeja viajar.

As notificações personalizadas serão encaminhadas em três etapas: oito meses antes do vencimento do passaporte, três meses antes e, por fim, uma última mensagem após o término da validade. Só em 2026, o governo estima enviar alertas para mais de 1,9 milhão de pessoas.

Para receber os avisos, é necessário possuir uma conta prata ou ouro na plataforma Gov.br. Usuários do aplicativo também recebem uma notificação automática sempre que há nova mensagem.

Lançada em fevereiro deste, a Caixa Postal Gov.br permite o envio de mensagens personalizadas do governo para cada usuário, de forma centralizada e segura, reduzindo o risco de fraudes. Desde sua criação, o serviço já encaminhou mais de 30 milhões de comunicações relacionadas a programas e serviços como o Enem, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Bolsa Verde, o Meu SUS Digital, a emissão de certificados digitais e o programa Pé de Meia.


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