Governo abre consulta pública para desenvolvimento de software com Inteligência Artificial
Intenção é estabelecer orientações para medição, avaliação e remuneração de serviços de software para o setor público com a inserção das novas tecnologias de IA e analytics. Órgãos e cidadãos podem enviar sugestões até 31 de julho pela plataforma Participa + Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu consulta pública sobre o novo Roteiro de Métricas de Software do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que estabelece orientações para medição, avaliação e remuneração de serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de software no setor público.
“Esse roteiro é uma importante ferramenta para a garantia da qualidade e efetividade no desenvolvimento de sistemas e aplicativos que sustentam as políticas públicas para o cidadão.”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
A nova versão do documento apresenta avanços significativos na utilização de métricas de mensuração de produtos de software, tais como Ponto de Função (APF), Pontos de Função Simplificados (SFP), Story Points e Catálogos de Produtos baseados em Hora de Serviço Técnico (HST), além de trazer orientações específicas para projetos que envolvem inteligência artificial, chatbots, geoprocessamento, painéis analíticos e data warehouse.
As métricas de software são instrumentos fundamentais para o acompanhamento e gestão de contratos públicos de desenvolvimento de softwares e sistemas. Elas permitem a medição objetiva dos serviços prestados, viabilizam a remuneração proporcional à entrega e contribuem para a transparência e controle dos recursos públicos.
O prazo para envio de contribuições de cidadãos e órgãos públicos vai até 31 de julho. Para participar, é necessário acessar a Plataforma Participa +Brasil até 31 de julho. O documento completo da versão 3.0 do Roteiro pode ser acessado aqui.