CarreiraGovernoInovação

Governo caça talentos jovens e seniores para fazer chips

Com foco em alunos do 9º ano fundamental, meta inicial é capacitar 400 jovens em todo o país.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou duas novas iniciativas de capacitação voltadas ao setor de semicondutores: o Chip Tech Brasil e o Champion Chip. Os lançamentos ocorreram durante o Chip in the Jungle 2025, evento realizado em Manaus (AM) que reúne especialistas nacionais e internacionais entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro.

O Chip Tech Brasil, coordenado pela Softex, será um grande portal de referência em semicondutores no país. O programa integra o Brasil Semicondutores (Brasil Semicon), eixo estratégico da política Nova Indústria Brasil (NIB), e tem como foco a formação de profissionais em diferentes etapas de maturidade, desde iniciantes até especialistas.

A iniciativa reúne quatro frentes: o CI Inovador, voltado a quem está ingressando no setor; o CI Digital, dedicado ao design de circuitos integrados; o CI Expert, destinado a profissionais já experientes; e o EmbarcaTech, uma residência tecnológica prática em sistemas embarcados.

“Além de preparar novos talentos, o Chip Tech Brasil deverá, futuramente, incorporar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ações voltadas ao ambiente de negócios”, afirmou Alessandro Campos, representante do MCTI.

Já o Champion Chip tem como público-alvo estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e técnico, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa, executado pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, pelo Núcleo Softex Campinas (NSC) e pelo Manna Team, busca despertar vocações e ampliar o acesso ao conhecimento em semicondutores, criando uma ponte entre a educação básica e o ensino superior.


O Champion Chip adota o conceito OnLife, que integra atividades presenciais, online e híbridas, com recursos em nuvem e o uso de ambientes virtuais como o Manna Metaverso. A formação incluirá oficinas, microcredenciais e um desafio final de design de chips. A meta inicial é capacitar 400 jovens em todo o país, com inscrições previstas para as próximas semanas.

Botão Voltar ao topo