Governo consegue reduzir preço de software de geoprocessamento em 24%
Acordo abrange ferramentas de análise e gestão de dados espaciais na ArcGIS
O Ministério da Gestão anunciou redução de 24% nos preços de mais de 600 produtos de software com a renovação de acordo corporativo com a Esri, empresa de software de mapeamento de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e tecnologia de análise espacial. A medida tem validade para os cerca de 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
Segundo a Secretaria de Governo Digital, a medida tem o objetivo de padronizar as licitações para aquisição de tecnologias de geoprocessamento para os órgãos integrantes do SISP. Os principais produtos abrangidos por esse acordo incluem ferramentas e tecnologias de análise e gestão de dados espaciais, incorporados na plataforma ArcGIS, tanto no modelo de uso online quanto no baseado em servidor.
A tratativa segue a estratégia adotada sobre contratos firmados desde 2017, de usar o poder de compra e escala do governo federal para negociação de acordos corporativos com grandes fabricantes de softwares. A ideia é adotar catálogos padronizados e reduzir os custos na aquisição dos softwares mais demandados pela Administração Pública.
Depois de assinar os acordos, o governo publica na plataforma Gov.br os catálogos com o limite de preços máximos a serem praticados em licitações dos órgãos do SISP da Administração Pública Federal na área de tecnologia. Todos os órgãos precisam observar esse limite máximo.