Governo

Governo digital: protagonismo está longe da área de TI

O secretário de transformação digital do Governo do Rio de Janeiro, Mauro Farias, lembra que TI entrega os meios, mas o protagonismo é das áreas de negócios. E ressalta: municípios são cruciais para se chegar ao cidadão.

SECOP 2023

Sem a participação dos municípios, o governo digital trava e o cidadão não colhe os frutos do uso da tecnologia, sustenta o secretário de transformação digital do governo do Rio de Janeiro, Mauro Farias. 

À CDTV, do portal Convergência Digital, durante o SECOP 2023, onde o Estado do Rio de Janeiro recebeu três premiações em Governo Digital, Farias lembra que o governo do Rio lançou o portal RJ Digital para municípios, que conquistou a adesão de 50 dos 92 municípios do estado. 

“O Governo Federal é o financiador das iniciativas, o Estado tem o papel de avaliar a maturidade dos municípios e ajudar a avançar. Temos de dar as mãos aos municípios, mas não podemos colocar a carroça à frente dos bois. Um município sem condições não terá como aproveitar a tecnologia”, ressalta.

Para Farias, na transformação digital o protagonismo está na área de negócios e não na TI. “Quem conhece de educação é a secretaria de educação. Quem conhece de saúde é a secretaria de saúde. A TI apresenta as ferramentas. Nós não somos a entrega final”, destaca. 

O secretário de transformação digital fala ainda de um critério essencial para o sucesso da transformação digital: a empatia com o cidadão. Assistam a entrevista com Mauro Farias.


Botão Voltar ao topo