Governo

Governo do Rio de Janeiro fecha contrato para adequar LGPD em 22 órgãos

SECOP 2023

O Rio de Janeiro sai na frente e fechou a primeira licitação para a adequação dos órgãos públicos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), revela em entrevista exclusiva ao Convergência Digital, o secretário de Transformação Digital do Estado, Mauro Farias, que participou do SECOP 2023, que acontece em Brasília.

“Foi um processo demorado e fazer a ata de registro foi uma coisa nova para a Proderj. Mas unimos a ferramenta com a  parte de serviços técnicos para levar consultoria aos órgãos com estágio mais atrasado de digitalização”, conta.

A Every foi a empresa vencedora da licitação que parte com uma ata de registro com a participação de 22 órgãos públicos. O momento atual é o de fechar os contratos e o valor inicia da ata está em torno de R$ 80 milhões. O projeto pode aumentar, se houver a a adesão de mais órgãos públicos e a ideia do Governo do Rioi de Janeiro é servir de modelo para licitações semelhantes em outros Estados.

Com relação à transformação digital do Rio de Janeiro, Mauro Farias lembra que do Estado ocupava as últimas posições no ranking nacional e já está na terceira colocação. “O desafio de ter o Rio de Janeiro 100% digital está imposto para o final de 2026, quando acaba o mandato do governador Claudio Castro”, observa.


Passada a etapa de gerir a adequação à LGPD, o Rio de Janeiro – que já criou o RJ Digital, o portal único de serviços – agora está cuidando dos sistemas legados e adequando as aplicações a partir das fábricas de software. Assistam a entrevista com Mauro Farias, secretário de transformação digital do estado do Rio de Janeiro.

Botão Voltar ao topo