Governo estica prazo para estados usarem blockchain do CPF na nova identidade
O governo federal, por meio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão, esticou por cerca de 30 dias o prazo para que os institutos de identificação estaduais ou demais órgãos responsáveis pela emissão da nova carteira de identidade nacional adotem o sistema de blockchain da Receita Federal para batimento do CPF.
Como antecipado pelo secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a esta Convergência Digital, a mudança troca a API usada até aqui pela ferramenta desenvolvida pelo Serpro e conhecida como b-Cadastro.
A norma saiu no fim de julho e previa prazo para adesão ao procedimento e a forma de acesso à base do Cadastro de Pessoas Físicas da Secretaria Especial da Receita Federal. Esse prazo seria 28/8. A nova data é 25/9.
Vale lembrar que depois de idas e vindas e de um adiamento, o governo federal trabalha com a meta de 6 de novembro próximo como marco da nova carteira de identidade nacional.
A ideia é que até essa data cada estado tenha emitido pelo menos uma nova identidade – até aqui 12 estados aderiram e já emitiram mais de 1 milhão de documentos.