Governo

Governo estima 1 milhão de viagens anuais para app único de transporte

O governo federal abriu uma consulta pública sobre o projeto básico para o credenciamento de fornecedores de transporte terrestre. O objetivo é chegar a uma ferramenta que integre diferentes ofertas para o deslocamento de servidores públicos em todo o país, um app integrador de serviços como Uber, 99 ou qualquer empresa que funcione no modelo de pagamento por despacho. A projeção de demanda é de 987.584 mil viagens por ano. 

O modelo proposto é uma evolução do sistema que vem sendo gradualmente implantado desde 2017, pelo qual órgãos públicos substituem os veículos próprios por uma contratação centralizada de empresas de transporte terrestre. Chamado de ‘Táxi.gov’, é como um ‘uber’ da administração pública. 

Cada unidade da federação fez licitação para contratar esse fornecedor local, por 12 meses. Agora, o Ministério da Economia quer que o aplicativo para deslocamento de servidores permita o credenciamento de qualquer fornecedor interessado, com disputa das corridas pelo preço. 

“É uma plataforma de gestão onde vou poder credenciar não só os Táxi.gov que já atendem as capitais. Todos eles, por API, vão se unir a um único sistema. Vou poder credenciar diferentes empresas e com isso cubro todo o território nacional. Não somente as capitais”, explica a diretora da Central de Compras, Lara Brainer. 

Boa parte desse processo implica oportunidade para o setor de tecnologia da informação. No caminho para essa nova solução de transporte, a Central de Compras vai contratar o desenvolvimento do aplicativo digital integrador das várias credenciadas. 


Botão Voltar ao topo