Governo federal cria almoxarifado virtual para compras de suprimentos de TI
A partir desta segunda, 1º/10, começa a funcionar o sistema de ‘almoxarifado virtual’ para órgãos do governo federal localizados em Brasília. Trata-se da adoção de um sistema de compras centralizadas para material de expediente e de informática, com distribuição por demanda.
Nesta primeira etapa 10 ministérios que passaram por capacitação do Ministério do Planejamento estão incluídos – Transportes, Integração, Educação, Desenvolvimento Social, Saúde, CGU, Justiça, Agricultura, Cultura, além do próprio Planejamento. Os demais entram no primeiro bimestre de 2019.
O modelo busca repetir o que foi implementado com a contratação de serviço de transporte para os servidores públicos na capital, onde a partir de um pregão criou-se um serviço por demanda via aplicativo móvel, assumidamente inspirado em apps como Uber, 99 e assemelhados.
No caso dos suprimentos de informática e almoxarifado, o pregão foi realizado ainda em junho deste 2018 e vencido pela empresa BRS Suprimentos Corporativos pelo valor de R$ 6,09 milhões, considerando 12 meses e 32 mil pedidos estimados para o período – baseado nos três anos anteriores. Segundo o Planejamento, o gasto anual atual supera os R$ 18 milhões.
Como explica o MPOG, “os órgãos deixarão de adquirir individualmente os itens de material de expediente, sendo supridos pelo modelo just-in-time (sob demanda). A tendência, no médio e longo prazo, é que os níveis de estoque sejam significativamente reduzidos, assim como as perdas por dimensionamento ou armazenamento inadequados”.