Governo renova acordos de preços com IBM e Red Hat
A Secretaria de Governo Digital anunciou ter prorrogado por mais um ano os acordos corporativos com a IBM e a Red Hat, como parte da estratégia que vem sendo utilizada para unificar os serviços mais contratados pelos órgãos públicos em um relação que serve de referência para todas as licitações de TI.
Segundo a SGD, “os acordos corporativos com grandes fabricantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação visam a padronização nas licitações realizadas em todos os órgãos do governo federal e, como resultado, a economia de recursos públicos e a eliminação de eventuais distorções. Para tanto, o teto de preços que poderá ser praticado em contratações é definido em catálogos, atualizados e publicados periodicamente no portal gov.br.”
A secretaria informa que, como resultado da negociação atual com a Red Hat, foi ampliado o desconto médio de 13% para 16% em comparação aos preços praticados por essa empresa no mercado em geral. Em relação a demais empresas, houve prorrogação de vigência do acordo corporativo com a IBM, assinado em 28 de janeiro deste ano.
As negociações envolvem os maiores fornecedores de tecnologia para o governo federal, mas já extrapolam os órgãos do Executivo. O Supremo Tribunal Federal e o TSE-MG também aderiram aos catálogos acordados com a SGD. A previsão é de que ocorram prorrogações também com a VMware e um novo acordo com a Oracle. Cada acordo tem validade de um ano.