Governo tem 38 serviços digitais e quer chegar a 850 até o fim de 2019
O governo federal anunciou nesta quarta, 2/5, uma nova estratégia de governança digital para o período 2018-2019. Além de ser uma atualização da versão anterior, elaborada o ano passado, o anúncio vem acompanhado de uma meta digital. Até o fim de 2019, a expectativa é de que sejam digitalizados 850 serviços públicos federais. Hoje são apenas 38 totalmente digitais.
“Somos o quarto país do mundo com presença frequente de usuários na internet, mas o governo ainda é restrito. Segundo a ONU, estamos mais ou menos no 40º lugar no índice de governo eletrônico. Queremos subir algumas posições até 2019 e chegarmos a líder na América Latina”, afirma o secretario de tecnologia da informação e comunicação do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro.
Segundo ele, uma das metas é, portanto, elevar o número de serviços disponíveis por tecnologias digitais. Um censo realizado na administração federal identificou 1.740 serviços, dos quais 1.193 ainda não são digitais. Até aqui 38 deles foram “transformados”. Outros 77 estão nesse processo. A meta de 850 prontos até o fim do ano que vem é ambiciosa, mas leva em conta que 696 serviços já são de alguma formas digitais.
“Vamos entregar por meio de plataformas compartilhadas. não dá para trazer par ao universo digital o mesmo labirinto para o universo físico. Não tem razão existirem ‘n’ sites de governo cada um com seu pedaço dos serviços. Se o cidadão é único, governo precisa ser único para ele. O que também melhora a alocação de investimentos”, diz Monteiro.
Ele explica que a governança digital faz parte da Estratégia Brasileira de Transformação Digital, que lista 100 ações, 11 delas diretamente envolvendo o governo. Estão ali a metas de serviços 100% digitais; compartilhamento de infraestrutura, sistemas, serviços e dados; implantar uma cultura digital; ter capacidade técnica e gerencial para saber fazer; racionalizar investimentos e compras de TIC; aproveitar tecnologias emergentes; garantir segurança e proteção aos dados pessoais; com transparência e acesso à informação; além do estímulo à inovação.