GovernoMercado

Grupo Stefanini: Mudança para CNPJ alfanumérico se assemelha ao bug do milênio

Mudança será obrigatória a partir de julho de 2026. Grupo desenvolveu uma solução, um acelerador, batizado de SDA Alfanumérico.

A implantação do formato alfanumérico para o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ. ) está batendo na porta do mundo corporativo. A mudança será obrigatória a partir de julho de 2026, de acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB). Empresas e toda a sociedade brasileira têm apenas alguns meses pela frente para fazer a adaptação que envolve uma estrutura complexa e embute desafios e riscos para as áreas de tecnologia, no entanto será uma grande aliada para a Inteligência Artificial Generativa.

O sistema atual de CNPJs oferece 100 milhões de combinações numéricas, das quais 60% delas já foram utilizadas. Ou seja, pela demanda frenética para os próximos anos, essas combinações chegariam ao seu esgotamento até 2033. Portanto, essa transição para um formato alfanumérico é uma ativação necessária para assegurar a continuidade de um registro essencial para a economia do País.

Com o objetivo de garantir uma transição segura, eficiente e escalável para o CNPJ Alfanumérico, e totalmente alinhada às diretrizes da Receita Federal, os especialistas da área de consultoria do Grupo Stefanini e da Stefanini Data & Analytics, empresa de soluções de analytics e inteligência artificial (IA) do grupo, desenvolveram um acelerador, batizado de SDA Alfanumérico, que oferece uma abordagem ágil e estruturada, englobando desde o planejamento e execução das mudanças até o monitoramento contínuo, com capacidade de garantir uma disrupção mínima com o máximo benefício para o negócio.

Para atender ao novo formato e ao grande impacto sistêmico que o novo CNPJ alfanumérico implanta, o Grupo Stefanini estruturou uma jornada de ações que direcionam todo o ecossistema de tecnologia e de dados, incluindo ainda, integrações e APIs, aplicações front-end, automação com IA e monitoramento contínuo.

Assessment e mapeamento inteligente: que inclui visibilidade completa, identificando os impactos no ecossistema digital; redução de riscos, com planejamento estratégico baseado em análise de dados reais para coibir falhas inesperadas; e execução assertiva, para assegurar transição segura e eficiente.


Automação com SAI APP (Stefanini Artificial Intelligence) – uma plataforma de Inteligência Artificial para facilitar a implementação da tecnologia em empresas de qualquer segmento: capacidade de acelerar a adequação necessária e propagar alterações automáticas em todas as camadas; precisão e segurança: minimizando falhas humanas em alterações críticas; e redução de custos operacionais, atuando com o menor esforço manual e eliminando quaisquer retrabalhos.

Revisão e ajustes em aplicações e integrações: garantir compatibilidade entre sistemas antigos e novos; manutenção da experiência do usuário, sem impacto na interface ou usabilidade; e evitar falhas em integrações, conferindo maior proteção das transações internas e externas.

Qualidade, testes e governança: Promover atuação com conformidade e segurança para a migração de dados com total precisão; realizar testes completos antes da entrada em produção, minimizando impactos; e viabilizar rastreabilidade, com auditoria e governança eficaz durante todo processo de transição.

É um momento similar ao bug do milênio, que provocou pânico geral na virada dos anos 2000, e que não havia quaisquer preparos para atuar em uma possível falha nos sistemas de computação. “Desta vez, estamos totalmente preparados para implementar a partir de agora essa evolução do CNPJ Alfanumérico, que impõe desafios, mas que trarão oportunidades de modernização para os negócios em várias frentes e não somente no setor financeiro. O impacto será percebido na Indústria, no Varejo, na Saúde, na Educação, entre tantos outros”, destaca Filipe Cotait, CEO da Stefanini Data & Analytics.

Botão Voltar ao topo