GovernoMercadoSegurança

Hacker denuncia suposto vazamento de dados de 39 milhões de brasileiros em serviço do INSS

Teriam sido vazados 88 GB de dados, entre eles, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); CPF; Código do registro de acidente de trabalho, entre outros. Oficialmente, até o momento, a Dataprev não se pronuncia sobre o caso.

Um hacker, com perfil HackManac, no X, diz ter vazado cerca de 88 GB de dados de um serviço do INSS. Os dados vazados – no dia 04 de fevereiro – seriam do sistema de Cadastrar Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que é ligado ao INSS. Segundo ainda o hacker, dados de pelo menos 39 milhões de brasileiros teriam vazado na Internet. A informação foi divulgada pelo canal Tech Mundo. Oficialmente a Dataprev, responsável pelos sistemas do INSS, ainda não se pronunciou se a informação é verdadeira ou não.

O CAT é um serviço online que serve para empresas comunicarem um acidente de trabalho, de trajeto, doença ocupacional ou morte. O próprio trabalhador ou familiares podem utilizar o sistema caso o empregador não preste as informações.

O hacker, identificado como ‘Sorb’, e dono do perfil HackManac, no X, ex-Twitter, sustentou que o sistema apresentou uma grande brecha de segurança. Os dados que teriam vazado foram:

Nome da empresa;
CNPJ da empresa;
Número telefônico das empresas;
Nome completo dos trabalhadores;
Sexo;
Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
CPF;
Número de celular do trabalhador;
E-mail do trabalhador;
Código do registro de acidente de trabalho.


Botão Voltar ao topo