GovernoSegurança

Haddad: BC precisa de dinheiro para fiscalizar digital e a infraestrutura do Pix

"O BC autorizou uns 100 números de instituições financeiras que não estão sendo supervisionadas. Isso é grave, sobretudo à luz dos golpes que estão surgindo. E tem a infraestrutura do Pix. O Banco precisa de fortalecimento institucional", advertiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira (3) que o Banco Central deve ter autonomia administrativa e que a autarquia precisa se fortalecer do ponto de vista de infraestrutura digital e regulamentação.

Ministro disse ser favorável a um orçamento próprio para o BC. Para Haddad, o Banco Central precisa do fortalecimento institucional. “O banco autorizou uns 100 números de instituições financeiras que não estão sendo supervisionadas. Isso é grave, sobretudo à luz dos golpes que estão surgindo. E tem a infraestrutura do Pix. São duas coisas que merecem muita atenção e apoio da área econômica”, afirmou.

O ministro se referiu a três ataques hackers ao sistema de pagamentos brasileiro em apenas dois meses. Dois atingiram a infraestrutura do Pix, enquanto um terceiro atingiu a infraestrutura do TED.

Criminosos desviaram cerca R$ 5 milhões da Sociedade de Crédito Direto (SCD) Monetaire, que opera com o nome de Monbank,nesta terça-feira,02/9.
O desvio foi feito via TED e foi identificado pela própria fintech de crédito. Os clientes da Monetaire não foram afetados. Os criminosos tentaram primeiro realizar a fraude via Pix, mas foram barrados. Depois, a tentativa foi via TED tradicional, mas ainda assim não conseguiram. Obtiveram sucesso por meio de uma TED de “não cliente”, quando a transferência é iniciada por meio de um depósito de um cliente de outra instituição.


Botão Voltar ao topo