Holanda multa Uber em R$ 1,8 bi por transferência ilegal de dados com os EUA
A agência de proteção de dados da Holanda multou a Uber em 290 milhões de euros, afirmando que a empresa de caronas compartilhadas transferiu dados de motoristas da Europa para os Estados Unidos sem proteções adequadas.
A Autoridade de Proteção de Dados da Holanda informou nesta segunda-feira, 26/8, que a Uber coletou informações sensíveis, como fotos, dados de localização, documentos de identidade e até registros criminais e médicos de motoristas na Europa, que foram transferidos para seus servidores nos EUA sem salvaguardas suficientes, violando o rigoroso Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.
“A Uber não atendeu aos requisitos do GDPR para garantir o nível de proteção dos dados em relação às transferências para os EUA. Isso é muito sério”, disse Aleid Wolfsen, presidente da Autoridade de Proteção de Dados da Holanda.
Na semana passada, a ANPD definiu as diretrizes de salvaguardas para transferência de dados internacionais. Empresas têm 12 meses para adaptação.