Governo

IBGE oferece inteligência artificial para planejamento e reconstrução no RS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma força-tarefa nacional para capacitar gestores municipais do Rio Grande do Sul no uso de várias ferramentas do Instituto para lidar com a pior tragédia climática da história do estado. A proposta é usar inteligência artificial para diagnóstico, planejamento e reconstrução de áreas atingidas. 

A força-tarefa do IBGE será, inicialmente, virtual, mas usará sua estrutura no estado para dar suporte no processo de reconstrução das áreas atingidas. A apresentação será feita pelo presidente do IBGE, MarcioPochmann, e corpo técnico do Instituto, com transmissão pelo IBGE Digital (ibge.gov.br) e pelas redes sociais do IBGE.

O IBGE atuará em parceria com os governos federal, estadual e municipais no suporte aos ministérios junto ao estado do Rio Grande do Sul, mas em especial aos municípios gaúchos, prestando informações por demanda para os gestores públicos atuarem no diagnóstico, planejamento e na reconstrução das localidades afetadas. Serão convidadas autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas nas ações no estado.

“Será necessário um esforço coletivo de informações para as ações de reconstrução, inclusive considerando correções, para que as cidades atingidas possam usar o que há de mais tecnológico e com dados confiáveis para, além de um diagnóstico, estruturar ações que possam garantir, nesse processo de reconstrução, o melhor uso dos recursos, as melhores referências ambientais e socioeconômicas, com o objetivo de que novos impactos das mudanças climáticas sejam mitigados”, antecipa o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

Na ocasião, será lançando o laboratório de inovação do IBGE, o SINGED Lab. Formado por uma equipe multidisciplinar, seu objetivo é criar um ambiente propício para experimentação e geração de novas ideias e projetos para o diagnóstico e planejamento de políticas públicas, por meio do uso da tecnologia combinada com o imenso manancial de informações técnicas, estatísticas, geocientíficas e de dados produzidas pelo instituto, e centralizadas no Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).


Botão Voltar ao topo