Infraestrutura cinética: ela vai mudar a maneira de olhar a TI
O ecossistema PowerEdge MX, família de servidores de última geração lançada pela Dell EMC, foi projetado com um chassi exclusivo para servidores modulares com recursos customizados e armazenamento que se conectam à infraestrutura por meio de uma malha de I/O (entrada e saída, na sigla em inglês) inteligente. Os servidores foram desenvolvidos com base em um data center definido por software – e são capazes de dar suporte a uma combinação de virtualização densa, armazenamento e rede definidos por software, inteligência artificial e projetos de big data. Oferecem também suporte aos mais recentes drives NVMe de baixa latência e conectividade nativa de 25 GbE.
A linha de novos servidores permite ainda que a TI faça adaptações das configurações de computação e armazenamento de acordo com os seus próprios requisitos, o que traz benefícios para as bases compartilhadas, com recursos desagregados, possibilitando atender às necessidades variáveis de um ambiente. Com a capacidade de suporte a hardware on-the-fly, o provisionamento é simplificado e o investimento do cliente é protegido.
Uma das inovações é a infraestrutura cinética. “Ela permite uma abordagem de desagregação de hardware. Isso significa que se enxerga o pool de recursos que é oferecido no chassi”, comenta Marlete Tessare, gerente de Brand da Dell EMC Brasil para a Área de Servidores. A ausência de um plano intermediário (mid-plane) permite a comunicação direta com os módulo de I/O através de uma tecnologia de conectores ortogonais, permitindo futuras atualizações tecnológicas sem a interrupção das operações da empresa e sem uma atualização no meio do processo.
Com essa abordagem, o PowerEdge MX estará preparado para dar suporte desde a componentes totalmente desagregados até equipamentos memory-centric, como storage class memory, GPUs e FPGAs, para oferecer total compatibilidade. Os módulos de computação da MX estão baseados na geração de processadores Intel Purley, inclusive os processadores Gold e Platinum. Tanto na gaveta de discos quanto nos módulos de computação, são configuradas mídias SSD Intel, incluindo drives SSD NVMe, que são conectados diretamente à placa mãe através de um PCIe.