Instagram e Tik Tok são os preferidos. 86% das crianças e adolescentes têm perfis em redes sociais
Dos cerca de 24 milhões (92%) de crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos usam a internet com frequência, segundo aponta a nova edição da pesquisa TIC Kids Online, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Cetic.br.
Segundo o estudo, 86%, ou cerca de 21 milhões, reportaram possuir perfil em redes sociais. A participação em redes sociais ocorre em altas proporções em todas as faixas etárias, atingindo quase a totalidade dos usuários de Internet de 15 a 17 anos (96%).
E enquanto o uso do Facebook vem caindo com o passar dos anos e quanto menor é a idade do internauta, Instagram e TikTok se mostram as redes sociais preferidas das crianças e adolescentes brasileiras: 64% e 60%, respectivamente, possuem perfis nesses dois aplicativos.
A reforçar outros estudos que apontam para franquias de dados muito baixas que deixam parcela significativa dos brasileiros sem internet todos os meses, a TIC Kids Online mostra que 22% das crianças e adolescentes fica sem conectividade porque os créditos do celular acabaram – além de outros 25% que responderam que isso acontece às vezes.
Ouvir música (87%) e assistir a vídeos, programas, filmes ou séries (82%) figuram entre as práticas online mais realizadas por esse público – atividades multimídias amplamente presentes nas plataformas digitais. O estudo revelou ainda que 79% enviaram mensagens instantâneas e 58% jogaram conectados com outros jogadores.
Em relação aos dispositivos usados para se conectar à Internet, o telefone celular foi o mais utilizado por crianças e adolescentes (96%), sendo que foi o único dispositivo utilizado por 56% dos usuários. O acesso à rede pelos usuários de 9 a 17 anos via computadores foi de 43%, porcentagem menor do que os que se conectaram pela televisão (63%). O acesso à Internet pela televisão foi maior nas classes AB (91%) – as proporções para as classes C e DE foram de 70% e de 41%, respectivamente.