Investimentos em computação em nuvem crescem em 66% das companhias brasileiras
Pesquisa mostra ainda que 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud.

Levantamento feito pela Locaweb, com cerca de 500 profissionais no Brasil, revela que 66% deles viram suas companhias aumentarem os investimentos em ferramentas baseadas na nuvem — tecnologia que já faz parte da rotina de 86% das companhias como lojas, escritórios e agências de comunicação.
Principais descobertas do estudo:
86% das empresas consideradas recorrem a soluções em nuvem no dia a dia;
66% das organizações aumentaram os investimentos em cloud computing nos últimos anos;
76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud;
Para 71% deles, habilidades em nuvem serão um grande diferencial nos próximos anos.
Embora o termo cloud computing ainda pareça técnico ou distante para alguns profissionais, o estudo da Locaweb mostra que a nuvem já faz parte da rotina de muitas empresas. Ela está presente em tarefas como integração de sistemas, automação de processos, gestão de dados, atendimento ao cliente e outros.
O maior obstáculo para a adoção de cloud nas empresas diz respeito à insegurança quanto a certos custos, bem como os riscos das infraestruturas de cloud (33%). Já em determinados casos, o que mais costuma pesar é a falta de tempo ou equipe para implementação (21%), juntamente à falta de orientações práticas por parte dos provedores (29%).
Para compreender como profissionais e empresas têm usado soluções de cloud computing, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet — entre donos de empresas (11,2%), lideranças (21,6%), profissionais de Tech (21,8%), freelancers (13%) e pessoas de outras áreas (15,2%). O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.