Mambo WiFi substitui Google Station no projeto WiFi Livre em São Paulo
Desenvolvido em 2014 pela prefeitura da capital paulista, o programa WiFi Livre SP incorporou a startup de tecnologia Mambo WiFi como parceira da iniciativa. A empresa disponibiliza software de captive portal para administrar mais de 600 pontos de conexão sem fio na cidade, aumentando a eficiência no controle dos acessos para a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e garantindo acesso gratuito à internet para população paulistana que mais precisa.
Atuando desde o fim de 2019 no desenvolvimento do serviço, que antes era prestado pela Google Station, a empresa foi escolhida pelos provedores America Net e Surf Telecom, ficando responsável não apenas por administrar acessos, mas também por aplicar pesquisas e divulgar assuntos de relevância pública.
O programa ainda está em fase de implantação junto às localidades dos hotspots determinados pela Prefeitura, com previsão de mais de 1 mil hotspots até 2021. Cerca de 80% do projeto já está ativo, mas devido à chegada da COVID-19, apenas 550 mil usuários por mês estão usufruindo do serviço. A expectativa pós-pandemia é de que os acessos dupliquem ou até tripliquem mensalmente.
A maioria dos pontos estão disponíveis em regiões de grande vulnerabilidade social. Além de praças e parques, as redes serão instaladas em postos de saúde, centros educacionais unificados (CEUs), centros culturais, bibliotecas, teatros e outras unidades públicas. Por meio da inclusão digital, a ação encoraja a cidadania e democratiza o acesso à informação.
Para fazer uso do serviço, basta que a tenha um smartphone, tablet ou notebook com um chip de celular ativo. Após se conectar à internet, aparecerá um anúncio publicitário. O usuário poderá pular a publicidade após dez segundos de exibição e ir direto para a navegação.
Para Katie Pierozzi, CEO da Mambo WiFi, participar de um projeto em benefício da comunidade é motivo de orgulho. “Demonstra que estamos no caminho certo e é uma atividade à altura da responsabilidade que queremos assumir”, afirma. “Também é importante por evidenciar que a nossa plataforma fornece toda qualidade e suporte necessário para uma causa tão relevante”, completa.
Em cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e ao Marco Civil da Internet, a Mambo Wifi e a Prefeitura de São Paulo garantem que dados coletados dos usuários não serão divulgados sem autorização dos mesmos.