Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apresentaram um Mapa Integrado de Conectividade na Educação, que analisa a conectividade de 27 mil escolas municipais e estaduais, e pode chegar a todas às 140 mil.

Nessas 27 mil já estão instalados medidores do NIC.br, gratuitamente, com os quais é possível verificar o desempenho dos acessos em banda larga. “Por ora, eles estão em colégios públicos de aproximadamente 3.500 municípios, nas cinco regiões do país. Mas o número pode aumentar”, explica Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br e um dos idealizadores do mapa. 

“Pode-se, por exemplo, investigar a qualidade da banda larga de toda uma rede municipal ou estadual. É possível ainda verificar se a conectividade das escolas é melhor ou pior do que a do entorno delas, as residências, estabelecimentos comerciais, favorecendo, se for o caso, uma renegociação de contrato”, destaca o diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura. 

Como o mapa é abastecido por dados de todos os outros medidores do NIC.br, dentro e fora das instituições de ensino, a comparação de desempenho é possível. E agora existe uma base de dados integrada para informar melhor a situação de conectividade das escolas públicas brasileiras. 

“A conectividade em escolas públicas ainda apresenta deficiências importantes tanto em relação à cobertura de sinal quanto à qualidade para o uso pedagógico por docentes e estudantes. Não estamos usando a tecnologia como uma alavanca para a educação brasileira, ao contrário do que muitos países fazem. E precisamos de escolas e estudantes conectados para implementar o ensino híbrido, que assumiu papel central no contexto da pandemia, apontou a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, . “


O mapa é uma ferramenta analítica que permite verificações diversas. Possibilita explorar recortes, como escolas de estados e municípios que possuem conectividade adequada e as que não têm acesso à rede, velocidade da Internet naquelas com acesso e com o medidor, tecnologias para conectividade disponíveis (fibra óptica, satélite, rádio, etc.) que são fontes para a contratação do serviço, entre outras. 

A ferramenta, que reúne bases de dados de diversos órgãos, possibilita também comparar diferentes indicadores de conectividade, como, por exemplo, velocidade de download e upload, latência entre as instituições de ensino e seu entorno, e se a Internet é utilizada durante atividades pedagógicas, ou se fica restrita à parte administrativa do colégio. 

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