MCTIC começa mudanças pela secretaria de telecom
O Diário Oficial da União desta sexta, 11/1, trouxe as primeiras modificações no quadro técnico do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Entre elas, a exoneração do engenheiro, professor e ex-reitor da UFSC, Álvaro Prata, da secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped).
No ritmo a conta-gotas das nomeações do novo governo federal, no entanto, Prata ainda não ganhou substituto. No MCTIC, a leitura é de que o Decreto que reorganizou a estrutura manteve tudo como estava no ano passado até 30/1. E é provável que sejam publicados ainda ajustes no novo organograma.
Enquanto isso, as primeiras nomeações vieram na secretaria de telecomunicações. O novo secretário, agora formalmente nomeado, é Vitor Menezes, servidor da Anatel que até o fim do ano passado ocupava a superintendência de outorgas e recursos à prestação.
Menezes trouxe da agência Wilson Diniz Wellisch, que era seu superintendente substituto na Anatel, para ser o novo diretor do departamento de inclusão digital, responsável por programas como o Gesac, agora sustentado no acordo Telebras/Viasat, e de Cidades Digitais. Ele fica no lugar de Américo Bernardes.
Além dele foi indicado para o cargo de diretor do departamento de serviços de telecomunicações o coronel reformado da Força Aérea, Rogério Troidl Bonatto. Esse é o setor que nos últimos anos redesenhou a política geral, especialmente de conectividade – e que acabou sendo a única proposta transformada em Decreto ainda no governo Michel Temer. O novo diretor assume no lugar de Laerte Cleto.