Minas Gerais já usa mais de 115 robôs IA na gestão administrativa
Estado também está chamando operadoras, ISPs e MVNOs para levar Internet para localidades não atendidas. "Chamamento está aberto. Queremos ter 220 antenas de celular em cidades sem serviço até dezembro", conta o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Rodrigo Matias.

Com quase 270 serviços digitais disponíveis no aplicativo MGApp, entre eles, a emissão da nova carteira de identidade digital, Minas Gerais avança no uso da inteligência artificial para aprimorar os seus processos. A secretaria de Planejamento e Gestão criou uma unidade específica, o LabMG, para construir robôs para agilizar o uso da IA.
“Temos mais de 115 robôs sendo usados na melhoria dos procedimentos administrativos. Eles tratam de questões como fluxos de documentos de aposentadoria para dar mais agilidade”, exemplifica o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Rodrigo Matias, que participou da 7ª semana de inovação, o Inovar 2025, organizado pela Network Eventos e pela Prodemge, empresa de TI do governo de estado. “O meu desafio agora é poder usar a IA de forma mais preditiva para tomar decisão estratégica”, adicionou.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Rodrigo Matias falou ainda sobre o programa Alô, Minas, que já tem 190 antenas celulares instaladas em localidades não atendidas pelo serviço das operadoras. “Minas Gerais tem 853 municípios, e boa parte deles não é rentável economicamente, mas precisam de conectividade e de celular”, relata.
Para expandir o programa, Minas Gerais está com um chamamento aberto – para permitir o uso de créditos ICMS – e chegar a 220 localidades com antenas até dezembro. “O Governo vai ceder créditos de ICMS para ter o serviço. Queremos as operadoras tradicionais, os ISPs e as MVNOs participando”, contou. Assista a íntegra da entrevista com o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Roberto Matias.