Ministério da Gestão define norma para compras de PCs como serviço ou virtuais
O Ministério da Gestão publicou nesta sexta, 23/6, um novo modelo de contratação e gestão de estações de trabalho para os 250 órgãos federais (SISP) coordenados pela Secretaria de Governo Digital. A Portaria 2.715/23 prioriza as compras centralizadas e abre espaço para a contratação de computadores como serviço e para a virtualização das máquinas.
Segundo a SGD, uma importante inovação trazida pelo novo modelo é a apresentação de diferentes abordagens a serem consideradas pelos órgãos na definição de estratégias de sustentação da infraestrutura computacional.
“Destaca-se, principalmente, o ciclo de vida útil dos equipamentos e o compartilhamento de recursos tecnológicos físicos ou virtuais aos usuários, como a criação de espaços colaborativos (coworking).”
A portaria prevê que “órgãos e entidades deverão, sempre que possível, considerar as compras centralizadas sob responsabilidade da Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ou sob responsabilidade de Ministérios”. E, ainda, que “sempre que possível, os órgãos devem participar do planejamento da formação da Ata de Registro de Preço das compras centralizadas como órgão partícipe”.
A norma prevê expressamente as diferentes “modalidades de disponibilização de infraestrutura computacional”: aquisição de estações de trabalho; virtualização de estações de trabalho; e a utilização de estações de trabalho como serviço. Sendo admitida “adotar uma ou mais modalidades de disponibilização de infraestrutura computacional de acordo com a realidade e necessidades de cada órgão e entidade do SISP”.
A SGD espera que “o novo modelo promova a racionalização do consumo energético por meio da adoção de equipamentos compactos e ultracompactos que possuam elevada eficiência no consumo de energia. Além disso, a secretaria também deseja que a portaria resulte no aprimoramento da qualidade do gasto público a partir da disponibilização de infraestrutura computacional de maior qualidade técnica por meio de diferentes modalidades de contratação.