Multicloud: complexidade de orquestração exige estratégia bem definida
O COO da Edge UOL, Rodrigo Rangel Lobo, diz que cada projeto de software ou aplicação exige governança e abordagem híbrida.

O mercado viveu uma migração acelerada para a nuvem pública. Entretanto, o atual panorama do mercado tem impelido muitas companhias a reavaliarem e repatriarem seus workloads para ambientes que oferecem previsibilidade de custo, maior controle e proteção.
“Cada projeto de software ou aplicação tem uma necessidade e a abordagem híbrida nos dá a ferramenta certa para cada trabalho, seja a escalabilidade da nuvem pública para um pico de acesso ou a performance e o custo controlado da nuvem privada para um banco de dados crítico”, defende Rodrigo Rangel Lobo, COO da Edge UOL. “É a liberdade de inovar sem abdicar da governança.”
Embora seja a melhor opção, a complexidade de orquestrar infraestruturas locais com serviços de nuvens públicas e privadas exige uma estratégia bem definida para evitar riscos e otimizar investimentos.
Para auxiliar as corporações nessa jornada, a Edge UOL aponta três pilares fundamentais para dominar o panorama de cloud corporativa:
- Visibilidade e controle centralizado: a gestão eficaz de ambientes híbridos demanda visibilidade total. Plataformas multicloud unificadas permitem monitorar o consumo, controlar os custos e aplicar políticas de governança em diferentes provedores e na arquitetura local, assegurando conformidade e evitando “shadow IT”.
- Segurança unificada e proativa: dados e aplicações distribuídas, somados a uma defesa tradicional, aumentam a vulnerabilidade a ciberataques. A estratégia moderna requer segurança unificada, com monitoramento e observabilidade, a fim de proteger proativamente identidades, dados e cargas de trabalho.
- Automação e orquestração inteligente: em ambientes híbridos complexos, a gestão manual é inviável. A automação, via orquestração com IaaC e IA (AIOps), garante eficiência, provisionamento rápido, padronização, otimização de desempenho e remediação, liberando equipes de TI para focarem na inovação.