Por Roberta Prescott*
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) tem, atualmente, dois datacenters na cidade de São Paulo: o NIC-NU, na Av. das Nações Unidas (marginal Pinheiros) em um edifício comercial, e o NIC-JD, próximo à ponte João Dias, a cerca de 10 km do NIC-NU, construção dedicada a um DC. Mas a unidade da marginal Pinheiros será substituída.
As informações foram detalhadas por Julio Sirota, gerente de engenharia e infraestrutura do Brasil Internet Exchange (IX.br), em sua palestra na 18ª edição do IX Fórum, evento promovido pelo Brasil Internet Exchange (IX.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Um novo datacenter será construído em Santana de Parnaíba, distante cerca de 30 km do NIC-NU com o objetivo de substituí-lo. A previsão de entrada em operação está para 2026 e tem como objetivo de eliminar o risco intrínseco na operação em prédio comercial multiusuário; ir para local melhor estruturado para operação com cabos de fibras ópticas e ter mais espaço e energia para os equipamentos do IX.br.
Com o novo datacenter, as rotas dos PIX que chegam a NIC-NU deverão ser substituídas por rotas para o NIC-SP. Os participantes que chegam com fibra apagada ao NIC-NU deverão se preparar para migrar para o NIC-JD ou para o NIC-SP. As empresas de telecom que trabalham com conectividade em fibra óptica podem se preparar para chegar ao NIC-SP para conectar PIX e outras empresas presentes no novo datacenter. Informações mais detalhadas serão passadas no início de 2025.