Governo

Nio, que comprou a banda larga da Oi, cria Data Lakehouse com Google Cloud

Objetivo é processar informações em tempo real e ter autonomia de acesso a dados atualizados em segundos para atuar na detecção de falhas antes de o serviço ser afetado.

A Nio, que comprou a banda larga fixa da Oi, vai construir um Data Lakehouse, batizado de Niox, com tecnologia Google Cloud. Baseado nas soluções de dados do Google Cloud, O Niox centraliza e processa em tempo real as informações da operação e dá autonomia para que qualquer área acesse dados atualizados em segundos. Os valores aportados não foram revelados.

“O que estamos construindo é a infraestrutura que vai nos permitir conhecer profundamente cada cliente e agir antes mesmo que ele perceba um problema ou uma necessidade”, afirma Patrícia Pasquali, Chief Data Officer da Nio. “Isso não é só tecnologia, é uma mudança de cultura e de velocidade na forma de decidir e atender.”

O Data Lakehouse, informa ainda a Nio, permite atuação mais ágil em diversas situações com impacto direto na experiência do consumidor, como a detecção de falhas antes que o serviço seja afetado, permitindo uma atuação preventiva, criação de planos personalizados para cada perfil de cliente, agilidade e empoderamento no atendimento, além de direcionamento de investimentos conforme demanda ou necessidade. O Niox é mais uma nova entrega da Nio, que surgiu em março, após assumir a base de clientes Oi Fibra.


Botão Voltar ao topo