Nokia e Elektro testam smart grid com LTE 4G privada em Atibaia, São Paulo

A Nokia fechou acordo com a distribuidora de energia elétrica Elektro para construção de uma rede LTE privada no interior de São Paulo. O projeto prevê o uso de células 4G operando em 3,5 GHz, que vão receber e transmitir dados de sensores inteligentes instalados na rede de energia. Além das eNodeB, a fabricante de equipamentos de rede criou CPEs específicos para serem usados em projetos de smart grid.

Para a Elecktro, que faz parte do grupo Neoenergia, a implantação é a primeira etapa de um projeto com duração até 2030, que prevê a transformação completa de sua rede elétrica para padrões digitalizados. O grupo planeja investir até R$ 10 milhões e fará, nos próximos dois anos, uma avaliação dos resultados.

A implementação no grupo Elecktro é a primeira da Nokia na América Latina para o setor elétrico, mas, de acordo com a diretora de Marketing para a América Latina da companhia, Diana Koll, há oportunidade para agricultgura e mineração. “A conectividade é essencial para esses setores. Na mineração já há a integração da LTE privada com Internet das Coisas. No Chile, já temos clientes e estamos entrando no Brasil”, pontuou.

No agronegócio, a demanda imediata é por conectividade pura e a empresa, junto com a TIM, está trabalhando para levar conectividade até as fazendas para fazer a coleta e o armazenamento dos dados e ter o ecossistema integrado. Assistam à entrevista com a diretora de Marketing da Nokia, Diana Koll.


Botão Voltar ao topo