O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Governo

Novo sistema de busca quer facilitar comparações de compras públicas

O Ministério da Economia anunciou nesta segunda, 1º/4, uma nova funcionalidade do portal de compras governamentais que tem o objetivo de facilitar as comparações de preços nas aquisições e licitações ad administração pública federal.

“A nova ferramenta de busca foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia para padronizar e facilitar a pesquisa de itens a serem adquiridos e licitados. O objetivo é definir melhor as especificações dos produtos no Catálogo de Materiais e Serviços do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg)”, informa a pasta.

Segundo o secretário de gestão, Cristiano Heckert, “a organização das informações e a indicação correta dos itens a serem pesquisados facilitam a comparação de preços. Quanto mais padronizados forem, maior economia, controle e transparência teremos nessas aquisições”.

Os grupos de itens mais comprados pelos órgãos da Administração Pública Federal foram padronizados e qualificados pelo Departamento de Normas e Sistemas de Logística (Delog) da Secretaria de Gestão. Entre eles estão água, iogurte, leite, ovos, queijos, peixes e frutos do mar e serviços de tecnologia e informática.

Nessa mudança foram suspensos 47 mil itens que não foram usados nos últimos dois anos. “No caso da compra de água havia 890 itens de fornecimento diferentes. Conseguimos reduzir para 20”, diz o coordenador-geral dos Sistemas de Compras Governamentais, Daniel Rogerio. Futuramente, a ferramenta será integrada ao módulo de compras do Portal de Compras Governamentais aperfeiçoando o cadastro das licitações.


* Com informações do Ministério da Economia

Botão Voltar ao topo