Governo

Órgãos federais tocam 192 projetos de inteligência artificial

Segundo a Secretaria de Governo Digital, Receita Federal, Banco Central, Tesouro Nacional e Anvisa detém maior experiência. "Queremos mais projetos com visão social e ambiental", diz o secretário Rogério Mascarenhas.

O governo federal tem 192 projetos de inteligência artificial am curso, com 33 implantados, 73 em produção e 119 em desenvolvimento. 

O balanço é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão, a partir do Autodiagnóstico do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que é formado por mais de 250 órgãos públicos. 

De acordo com a SGD, a Receita Federal, o Banco Central, o Tesouro Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são os órgãos federais que possuem maior experiência no uso de soluções de IA. 

“Queremos aumentar os projetos que tenham uma visão social e ambiental, pois a gente percebeu um pequeno número de projetos de Combate à Fome, Saúde, Educação, Justiça, Agricultura e Meio Ambiente. Então, nosso foco é tentar fomentar essas áreas”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

A Secretaria de Governo Digital criou uma área específica para projetos de IA, a Coordenação-Geral de Inteligência Artificial na Diretoria de Infraestrutura de Dados (Dedad). Além de capacitações de servidores e guias orientativos,  também serão articulados projetos de IA em rede, unindo problemas reais (“casos de uso”) ao apoio metodológico e de gestão aos parceiros de desenvolvimento.


Iniciativas de IA serão realizadas no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND). A IND é um conjunto de normas, políticas, arquiteturas, padrões, ferramentas tecnológicas, ativos de informação e talento humano gerido por diversos órgãos. Esta iniciativa é voltada para habilitar a descoberta, a interoperabilidade, o acesso, o uso estratégico, a privacidade, a segurança e a proteção de dados.

Ao longo dos próximos três anos, a SGD pretende estabelecer uma metodologia voltada para a ética e análise de risco. 

* Com informações do MGI

Botão Voltar ao topo