Governo

Órgãos públicos terão 10 dias para aderir à compra de R$ 64 milhões de PCs como serviço

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) dará início à fase de Intenção de Registro de Preços (IRP) para a contratação centralizada de computadores e notebooks como serviço, modelo conhecido como PC as a Service (PCaaS, ou PC como Serviço). A IRP ficará aberta por 10 dias úteis, a partir do dia 15 de agosto, e vai permitir que os órgãos públicos manifestem interesse na contratação antes do início da fase externa do processo licitatório.

O modelo PCaaS representa uma abordagem moderna de gestão de Tecnologia da Informação, na qual os equipamentos são disponibilizados mediante pagamento mensal para que os órgãos tenham acesso aos equipamentos configurados, gerenciados e com suporte técnico durante o período do contrato. A contratação será realizada por meio de pregão eletrônico, com o objetivo de reduzir custos administrativos e aumentar a eficiência das operações nos órgãos públicos, liberando as equipes de TI para se dedicarem a atividades mais estratégicas.

O valor estimado para essa contratação é de R$ 64 milhões, um montante preliminar que considerou aproximadamente 10% da demanda de aquisições prevista no Plano de Contratações Anuais de 2023. Esse valor poderá ser ajustado após o cadastramento das demandas dos órgãos durante a IRP e a realização de pesquisas de preços.

Essa iniciativa reforça o compromisso do MGI com a modernização da gestão pública, promovendo a contratação de soluções eficientes, inovadoras e sustentáveis para atender às necessidades dos órgãos governamentais.


Botão Voltar ao topo