Ouribank adota IBM para gerenciar ambientes multicloud e gerar eficiência financeira
Empresa está adotando uma cultura de FinOps e já gerou US$ 1 milhão em oportunidades financeiras em 2024.

O Ouribank, referência em câmbio e serviços financeiros há mais de 40 anos, firmou parceria com a CXP Brasil para acelerar sua transformação digital com o uso de tecnologias IBM. O banco adotou o IBM Cloudability para otimizar os gastos com nuvem e o IBM Turbonomic para aprimorar o desempenho e gerenciar ambientes multicloud de forma inteligente.
O projeto gerou aproximadamente US$ 1 milhão em oportunidades financeiras em 2024, impulsionado por ganhos de eficiência e custos evitados na infraestrutura de nuvem do banco, que processa mais de 60% das atividades da instituição.
O líder de FinOps do Ouribank, Gustavo Tortoza, diz que a empresa está criando uma cultura de FinOPs baseada em transparência e responsabilidade sobre custos. Segundo ele, é possível, agora, provisionar infraestrutura adicional para períodos de pico e até repensar produtos
e orçamentos que têm margem para redução.
“Independentemente da arquitetura de TI, a adoção da nuvem já é inevitável. É essencial investir em sistemas que ampliem a visibilidade e facilitem a gestão dos recursos tecnológicos e financeiros. Seja em nuvens públicas, privadas ou híbridas, é sempre necessário otimizar o desempenho e gerenciar custos de forma contínua. Os insights de IA têm se mostrado altamente eficazes para alcançar ganhos de performance e reduções significativas de despesas”, aponta Luis Eduardo dos Santos, superintendente de TI do Ouribank.
Sidney Sossai, executivo de Automação de TI da IBM Brasil, diz que reduzir custos transacionais e aumentar a eficiência tecnológica são vantagens competitivas. À medida que as corporações crescem, o volume de transações também aumenta e, para evitar que os custos cresçam na mesma proporção, é fundamental contar com um bom planejamento aliado a uma gestão altamente eficiente”, afirma o executivo.





