Petrobras contrata Elea Data Centers por R$ 2,3 bilhões
Elea Data Centers vai construir um data center em São Paulo para hospedar supercomputadores para processamento de dados científicos das áreas de exploração, pesquisa e reservatório.

A Petrobras elegeu a Elea Data Centers para a construção de um data center. O contrato é estimado em R$ 2,3 bilhões e tem um prazo de 17 anos.
Pelos termos, a empresa de tecnologia deverá implantar um data center de alta capacidade, da ordem de 30 megavolt-amperes (MVA) e com tecnologia de resfriamento líquido. O projeto será hospedado no campus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, de propriedade da Elea.
No data center, a Petrobras hospedará supercomputadores para processamento de dados científicos das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O contrato também habilita a Petrobras a usar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA. No edital, a companhia exigiu que a energia do data center fosse oriunda de fontes renováveis.
De acordo com Alessandro Lombardi, chairman e fundador da Elea Data Centers, a conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante que ocorre de forma concomitante a outros projetos de larga escala da Elea – como a Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem.
Com uma capacidade projetada para até 3,2 GW, a Rio AI City está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, Rio de Janeiro.