GovernoInovaçãoMercado

Piauí quer empréstimo de US$ 60 milhões com o BID para data center dedicado à Inteligência Artificial

SoberanIA, a IA desenvolvida no estado, já tem o primeiro serviço disponível para o cidadão: o BO Fácil, que permite abrir boletim de ocorrência, via áudio no WhatsApp. "Já temos milhares disponíveis. Desburocratizamos o serviço", diz Ellen Gera, diretor presidente da ETIPI.

O Piauí negocia um empréstimo de US$ 60 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ter um data center dedicado exclusivamente à Inteligência Artificial, antecipou à CDTV, do portal Convergência Digital, Ellen Gera, diretor-presidente da ETIPI, a empresa de tecnologia do estado, durante o SECOP 2025, realizado pela ABEP-TIC e organizado pela Network Eventos, em Brasília.

Gera contou no CDCast/SECOPCast que a SoberanIA, a IA 100% nacional desenvolvida no Estado, foi lançada no dia 25 de junho, e já tem um produto real em teste. Trata-se do BO Fácil, um serviço que permite ao cidadão abrir um boletim de ocorrência por meio de áudio encaminhado pelo WhatsApp.

“Nós temos policiais para, junto com a IA, definir os que podem seguir ou não. Mas só poder mandar um áudio já é desburocratizar o atendimento ao cidadão. E essa é a primeira de muitas iniciativas que estão por vir”, disse o diretor da Etipi. Gera contou ainda que o plano do governo é criar uma plataforma que usa IA, APIs e sistemas transparentes para atender às demandas do cidadão. “O governo tem de ser proativo. Não é o cidadão procurar o governo. Nós temos condição e podemos agir antes para ter um serviço efetivo”, relatou.

O diretor-presidente da empresa de tecnologia do Piauí afirmou que a transformação digital só foi possível porque é um projeto liderado pessoalmente pelo governador Rafael Fontelles. “O apoio do governador nos permitiu criar o GovPI e criar serviços na área de saúde. Hoje o tempo de espera em fila para exames no estado é de 10 dias. No Brasil, a média é de 50 dias”. Assista à entrevista com Ellen Gera, diretor-presidente da Etipi.


Botão Voltar ao topo