Governo

Plano do Ceitec é manter 105 empregados até leilão da estatal em setembro

Em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, os representantes do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, insistiram na demissão dos 33 empregados dispensados no final de abril, em ato até aqui suspenso por decisão da Justiça do Trabalho.

Segundo o que foi apresentado na reunião mais recente, em 31/5, o plano é manter os demais 105 funcionários, mas somente até setembro deste 2021, quando é esperada a realização de um leilão da estatal do chip, parte do processo de liquidação.

Os representantes dos trabalhadores defenderam a transferência do pessoal, visto se tratar o Ceitec de uma empresa pública. Mas até aqui tanto o liquidante como a Advocacia Geral da União descartam a ideia, indicando que o ônus dos salários teria que ser completamente absorvido por quem receber os empregados da estatal.

Apesar da resistência do governo federal, ficou definido na segunda audiência de conciliação que uma proposta que contemple a transferência deverá ser formalizada pelos trabalhadores em uma nova reunião, mais uma vez mediada pelo TRT.

A discussão também ainda precisa entrar em uma proposta efetiva de indenização aos demitidos, inclusive com a possibilidade de manutenção de benefícios, como plano de saúde.


Botão Voltar ao topo