Governo

Plataforma Gov.br chega a 4 mil serviços digitais

O governo federal atingiu a marca de 4 mil serviços públicos digitais disponíveis na plataforma Gov.br. Segundo a Secretaria de Governo Digital, isso representa 84% de todos os serviços públicos e viabiliza uma economia estimada em R$ 4,6 bilhões anuais graças à digitalização. 

Um dos serviços mais recentes é a emissão da Carteira de Identidade Nacional no formato digital pelo aplicativo Gov.br. O documento, que usa o CPF como número único nacional, está disponível gratuitamente para quem vive no Rio Grande do Sul e no Acre – os dois primeiros a aderir. 

A meta definida na Estratégia de Governo Digital é de que 100% dos serviços públicos federais estejam digitalizados até o final de 2022. A digitalização atingiu também o público de 1,3 milhão de servidores federais ativos, aposentados e pensionistas, que passaram a contar com um aplicativo exclusivo, o SOUGOV.BR.

O Gov.br disponibiliza também a oferta de serviços considerando os perfis de usuários. São cinco perfis apresentados até o momento: Aposentado, Estudante, Empreendedor, Trabalhador e Motorista. O objetivo é dar mais agilidade à pesquisa de conteúdos específicos para cada perfil de usuário. A busca por serviços pode ser realizada ainda por categorias e pelo órgão prestador.

* Com informações do Ministério da Economia


Botão Voltar ao topo