Positivo vence pregão das urnas eletrônicas do TSE
O pregão para a aquisição de novas urnas eletrônicas- entre 100 mil e 180 mil urnas- foi realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta sexta-feira, 28/02. A Positivo sagrou-se a vencedora e derrotou o consórcio Smartmatic/Diebold. Ainda não foi revelado o preço final obtido,mas o valor máximo possível seria de R$ 696 milhões. As urnas serão produzidas na fábrica da Positivo em Manaus.
Inicialmente, os projetos da Positivo e da Smartmatic/Diebold foram desclassificados pelo TSE, mas depois de uma nova etapa, foram aprovados para a disputa final. O TSE admite que o prazo é ‘bastante apertado’, mas decidiu tentar ‘salvar’ a concorrência, uma vez que é preciso substituir as urnas fabricadas entre 2006 e 2008, defasadas tecnologicamente e ainda em uso no País. Não se sabe, porém,
As novas urnas devem substituir cerca de 83 mil unidades que são usadas desde 2006 e 2008 e devem ser aposentadas após atingirem o prazo máximo previsto de utilização, de 10 anos. Também não se sabe se a falta de componentes, por conta do impacto fabril do Coronavírus (COVID-19) na China, impacta o cronograma de entrega das novas urnas.
*Colaborou Ana Paula Lobo