Prefeito do Rio reabre diálogo para redução do ISS para TI

Uma antiga reivindicação do setor de TI do Rio de Janeiro – a redução da alíquota de ISS (Imposto sobre Serviço) – pode voltar à mesa de debate. Pelo menos essa foi a sinalização dada pelo prefeito da cidade, Marcelo Crivella, ao participar nesta segunda-feira, 25/09, da cerimônia de abertura da 15ª edição do Rio Info, no Rio de Janeiro.

Desde 2007, o setor de TI pleiteia que a alíquota do ISS na cidade do Rio de Janeiro caia de 5% para 2%, mas essa é uma pauta que não consegue destravar na Câmara dos Vereadores. Dois projetos – o primeiro em 2007 e o segundo em 2009- já foram à votação, mas não seguiram adiante. Em todo o Brasil, a maior parte das cidades aplica alíquota de 2% para atrair as empresas do setor.

No ano passado, o TI Rio, sindicato das empresas do Rio de Janeiro, publicou uma pesquisa, elaborado com base nos dados da Rais e do CAGED, na qual se mostrou o resultado da ausência de políticas públicas de incentivo à produção de TI. No período de 2007 a 2015, o número de postos de trabalho para profissionais cresceu para 9,4% no Brasil e aqui, sem incentivos, ficou em 6,4%.

Crivella destacou que está pronto para negociar com as empresas de TI e condicionou a redução do imposto à geração de mais empregos. “Essa é uma condição que não abro mão. Terei o maior prazer de sentar e fazer as contas com o setor. O futuro passa pela TI”, afirmou o prefeito.


O coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, disse que as empresas de TI precisam dessa redução para ficarem competitivas. “É uma questão de equilíbrio com os demais Estados”, afirmou. Blois também comemorou o fato de o prefeito Marcelo Crivella prometer inserir o Rio Info, que chega a sua 15ª edição, no calendário de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Assistam a entrevista com Alberto Blois.

Botão Voltar ao topo