Qlik cria região de nuvem no Brasil
A infraestrutura está hospedada na AWS. Os valores aportados não foram revelados.

A Qlik, especializada em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), lançou uma região de nuvem no Brasil, hospedada na Amazon Web Services (AWS). Os valores aportados não foram revelados.
De acordo com a Qlik, o investimento permite que empresas brasileiras e instituições públicas operem suas soluções Qlik localmente, garantindo total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ao mesmo tempo em que reduz significativamente a latência e melhora o desempenho operacional em setores como o de serviços financeiros, administração pública, energia, agricultura e saúde.
“À medida que o Brasil avança rapidamente em sua transformação digital, as organizações enfrentam uma pressão crescente para fornecer recursos de IA seguros e em conformidade, sem comprometer o desempenho”, diz Mike Capone, CEO da Qlik.
A adoção acelerada de tecnologias de nuvem e IA no Brasil destacou a necessidade crítica de uma infraestrutura local capaz de atender aos rigorosos requisitos regulatórios do país e superar os desafios de latência geográfica. A nuvem local da Qlik atende diretamente a essas prioridades, possibilitando que empresas e órgãos governamentais brasileiros executem aplicações críticas baseadas em IA de forma rápida, confiável e em total conformidade.