GovernoMercadoTelecom

Qualcomm: tarifaço dos chips gera incerteza, mas não afeta de imediato

O presidente da Qualcomm América Latina, Luiz Tonisi, assegura que os parceiros fabricantes estão com planos nos EUA. Executivo disse ainda que a partir de setembro, haverá produção local de PCs com chips com Inteligência Artificial com custo em torno de R$ 5000,00.

O tarifaço de 100% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos fabricantes de chips que não tenham manufatura local no país – anunciada nesta quarta-feira, 06/8 – gera incertezas pela falta de clareza da medida, mas não há impacto na operação da Qualcomm, diz o presidente da companhia na América Latina, Luiz Tonisi, que participou nesta quinta-feira, 7/8, do SECOP 2025, evento de gestão pública nacional realizado pela ABEP-TIC e organizado pela Network Eventos, em Brasília.

“Não sabemos o dia de amanhã, mas acreditamos que a Qualcomm não sofre impacto algum porque somos fablass (sem fábrica), mas temos parceiros como Samsung, TSMC e Global Foundry. E eles já estão operacionalizando a fabricação local nos Estados Unidos”, afirmou Tonisi em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Tonisi antecipou ainda que a partir de setembro, chegam ao mercado os primeiros PCS produzidos localmente com chips snapdragon com Inteligência Artificial com 40 tops, que é o desempenho de placas de vídeo no processamento de tarefas de inteligência artificial, com custo estimado em R$ 5000,00.

“Sempre se falou que o custo seria um entrave para os PCs com IA, mas não será. IA é o futuro. o PC vai ser o melhor amigo, vai ser o agente IA. É o PC com IA que vai reduzir o custo e não vai precisar fazer tudo na nuvem”, destacou. Assista a entrevista com Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm América Latina.


Botão Voltar ao topo