Rio de Janeiro define governança de dados como estratégia de governo digital
A governança dos dados é a nova era do Governo Digital, observa a subsecretária de Estratégia Digital e Dados do governo do Rio de Janeiro, Madalena dos Santos. Segundo ela, a falta de interoperabilidade, já que muitos serviços não compartilham informações, desafia o melhor atendimento ao cidadão.
A nova era do Governo Digital é investir na governança dos dados, sustentou a subsecretária de Estratégia Digital e Dados do governo do Rio de Janeiro, Madalena Alves dos Santos, que participou do Tech Gov Fórum RJ, organizado pela Network Eventos, no dia 14/5.
À CDTV, do portal Convergência Digital, Madalena dos Santos, reiterou que o dado tem uma importância única na estrutura dos serviços digitais. “É o dado que facilita o uso da Inteligência Artificial. É o dado que vai nos permitir ter mais transparência na oferta dos serviços. O dado é essencial para uma boa política pública”, salienta.
A subsecretária de estratégia digital e dados observa ainda que há muito por fazer. E um dos pontos críticos é a falta de interoperabilidade entre os serviços. “É tudo muito fragmentado. A maior parte dos serviços não conversa. Não há compartilhamento de informações e o cidadão não tem a melhor experiência. Aqui temos muito de trabalhar. Governo digital exige qualidade de dado, integração e interoperabilidade”, enfatiza Madalena dos Santos. Assista a entrevista.