Rivais acusam Microsoft de vantagem injusta e pedem ação antitruste contra navegador Edge
Opera, Vivaldi, Waterfox e Wavebox querem Edge em regras do DMA
Três empresas de navegadoras da web, Vivaldi, Waterfox, Wavebox, além da Open Web Advocacy se juntaram à Opera e enviaram uma carta à Comissão Europeia alegando que a Microsoft dá ao seu navegador Edge uma vantagem injusta. As rivais querem medidas dos reguladores antitruste da União Europeia.
Em julho deste ano, a norueguesa Opera foi à Justiça contra a Comissão Europeia por isentar o Edge do Digital Markets Act (DMA). “É fundamental que a Comissão reconsidere sua posição”, disseram em uma carta datada de 17 de setembro, segundo publicado nesta quinta, 3/10, pela agência Reuters.
“Práticas desleais são atualmente permitidas a persistir no ecossistema do Windows com relação ao Edge, sem serem mitigadas pelas telas de escolha que existem no celular”, eles disseram, apontando para o Edge definido como o navegador padrão em todos os computadores Windows.
“Nenhum navegador independente de plataforma pode aspirar a igualar a vantagem de distribuição incomparável do Edge no Windows. O Edge é, além disso, o gateway mais importante para os consumidores baixarem um navegador independente em PCs Windows.”
A participação de mercado global do Edge é de pouco mais de 5%, enquanto o Google lidera o mercado com 66%, de acordo com a StatCounter.
Vivaldi, Waterfox, Wavebox e Open Web Advocacy também alegaram que mensagens pop-up no Edge descaracterizam os recursos de navegadores rivais que os diferenciam do produto da Microsoft.
A Comissão Europeia, em sua decisão de fevereiro, disse que não considerava o Edge um gatekeeper e que o DMA exige que a Microsoft permita que os usuários desinstalem facilmente quaisquer aplicativos de software.