Governo

Saque e Pague adota Open Source SUSE por mais eficiência na TI

Empresa implementou o SUSE Rancher Prime e consegue, hoje, atingir 5 milhões de transações por mês.

A Saque e Pague, rede de autoatendimento que oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo serviços financeiros disponibilizados por meio de parceiros, presente em mais de 500 cidades e com mais de 2500 pontos de serviço, investiu na modernização da sua área de TI e decidiu implementar seus clusters com Docker, Kubernetes e Rancher (versão comunidade).

As limitações desse enfoque ficaram evidentes quando a equipe se deparou com problemas técnicos. A equipe percebeu que, apesar da abundância de informações online, não conseguia progredir sem assistência direta, especialmente ao lidar com problemas intrincados que demandavam auxílio personalizado.

“Tentamos implementar [Red Hat OpenShift], mas não funcionou como imaginávamos. Como era apenas um teste, decidimos não continuar trabalhando com eles,” afirma Patrick Mota, analista sênior de data center da Saque e Pague. Em um cenário específico, a equipe enfrentou um desafio único com as rigorosas medidas de segurança da empresa ao carregar seu sistema no Docker.

O robusto framework de segurança exigia a segmentação de redes, impedindo a comunicação entre diferentes entidades — algumas máquinas operavam na rede corporativa, enquanto outras se comunicavam com o sistema transacional e os caixas eletrônicos. Devido a essas redes segmentadas, a equipe achou impraticável implantar sistemas conteinerizados de formatos semelhantes na mesma máquina virtual.

Essa descentralização trouxe desafios adicionais durante a resolução de incidentes. Em caso de problema, a equipe precisava acessar várias máquinas virtuais — às vezes até 20 — para diagnosticar e localizar a origem do problema. Essa estrutura descentralizada não apenas complicava a resposta a incidentes, mas também dificultava a supervisão e gestão eficaz dos sistemas pela equipe.


Diante da necessidade de uma solução que oferecesse suporte robusto e gerenciamento simplificado de clusters para infraestruturas complexas, a equipe decidiu adotar o suporte corporativo inerente ao SUSE Rancher Prime. O projeto então começou a ser desenvolvido em conjunto com a Dell, empresa parceira da SUSE.

Agora, a Saque e Pague consegue atingir 5 milhões de transações por mês, além de alcançar níveis operacionais de excelência, permitindo que as equipes de TI adotem arquiteturas de microsserviços de maneira fluida, aliviando a carga de trabalho gerencial e administrativa, uma vez que a observabilidade contribui para uma melhor compreensão durante o monitoramento e gestão de melhorias técnicas.

“O Rancher Prime nos ajudou com a centralização. Quanto mais centralizados nossos sistemas estão, menos precisamos acessar outros sistemas para ver tudo o que está acontecendo. O Rancher Prime nos economiza horas de trabalho, facilitando muito a gestão e a centralização das informações sobre nossos sistemas”, explica Mota. A melhoria na segurança digital também aumentou. A plataforma permite a centralização de acessos de usuários e o registro de permissões em um ambiente seguro, proporcionando aos desenvolvedores uma visão completa de dados, diminuindo drasticamente possíveis ataques.

Botão Voltar ao topo