GovernoMercado

“Se formos juntos, as Prods serão referência nacional em TIC”, diz o presidente da ABEP-TIC

Uma das missões de Francisco Barbosa, novo presidente da ABEP-TIC, entidade que congrega as Prods estaduais, é trabalhar de forma associativa. "Não podemos competir entre nós, somos parceiros e temos uma missão", sustenta.

Recém-conduzido ao cargo de presidente da ABEP-TIC, entidade que congrega as Prods estaduais, Francisco Barbosa, presidente da ETICE/Ceará, é taxativo: o protagonismo tem de ser de todas as prods e não de uma ou outra isolada. “Se formos juntos, as Prods serão referência nacional em TIC para governo e para o mercado. Nós não podemos competir entre nós. Somos parceiros e temos uma missão”, sustenta Barbosa.

À CDTV, do portal Convergência Digital, durante o IA Gov Fórum SP- ABEP-TIC, organizado pela Network Eventos, e realizado no dia 26 de junho, em São Paulo, Francisco Barbosa insistiu. “Nós temos o poder de influenciar de uma forma estruturada se formos juntos. Cada uma das unidades da federação precisa ter acesso ao que está sendo construído. Trabalhar de forma associativa é o caminho para um futuro”, adiciona.

O presidente da ABEP-TIC diz que as Prods precisam entender que são facilitadoras. “Nenhuma Prod entrega nada. Quem entrega é o secretário da pasta que requisitou o serviço. Então temos de ser parceiros, e não competidores entre si”, reafirma. Ainda à frente do comando da ABEP-TIC, Barbosa diz que a sua missão será fazer as reivindicações e sugestões das prods serem ouvidas nos estados e no cenário nacional. E defende o compartilhamento de conhecimento.

“Nós não podemos mais desperdiçar dinheiro. Se a cada gestão estadual mudar tudo, não vamos chegar a lugar nenhum. O país não ganha nada com isso. Temos de usar o que já tem e seguir em frente”, advertiu o executivo. Com relação à Inteligência Artificial, Francisco Barbosa, diz que é hora de fazer o melhor jogo de algoritmos e concentrar a atuação em uma área, como por exemplo, a saúde. “Podemos tentar ser uma referência mundial se concentrarmos os esforços em usar IA para resolver nossos problemas”. Assista a íntegra da entrevista com o presidente da ABEP-TIC, Francisco Barbosa.


Botão Voltar ao topo