
Empresas que atuam com circuitos de telecomunicações têm um caminho mais simples e claro para fornecer o serviço ao Serpro através do processo de pré-qualificação de fornecedores. Este processo, iniciado em 2023, acaba de ganhar uma atualização por meio do edital publicado em 18/08/2025, que traz a inclusão de novas categorias. No total, agora são 10: rede fixa dedicada local/interestadual, internet banda larga/dedicada, rádio, satélite geoestacionário, móvel, determinístico via DWDM, trânsito IP e fibras apagadas. Cada uma delas conta com tecnologias e níveis de serviço bem definidos.
O processo de pré-qualificação é permanente, a fim de garantir que as empresas estejam em conformidade com as regras legais para prestar serviços ao governo e no setor de telecomunicações. Como na versão anterior, a expectativa é que essa abordagem torne as contratações mais ágeis, especialmente em situações que demandam respostas rápidas, como licitações urgentes.
Além de tornar os trâmites internos mais fluidos, o modelo atualizado traz ainda mais previsibilidade, competitividade e, com as novas categorias, maior aderência aos padrões de mercado. “Como as empresas passam por uma análise técnica antecipada, o processo ganha em segurança e se torna mais dinâmico, aproximando-se da agilidade que se vê na iniciativa privada, mas sempre com transparência, publicidade e respeito às regras das compras públicas”, afirma Leandro Bittencourt, gerente de Arquitetura e Soluções de Conectividade do Serpro.
De acordo com ele, o formato representa uma vantagem para os fornecedores. “Com os requisitos técnicos e operacionais já definidos em edital, é possível se preparar com antecedência para disputar os pregões eletrônicos de forma mais competitiva”, explica.
O primeiro passo para as empresas interessadas é acessar a página do Serpro onde o edital está publicado e conhecer em detalhes as categorias de conexões listadas. Em seguida, deve-se preencher formulário do “Anexo A”, manifestando em quais categorias tem interesse de participação e indicando o escopo pretendido (se total ou parcial).
Com o formulário preenchido, basta anexá-lo junto aos atestados que comprovem a capacidade técnica exigida no “Anexo B” do mesmo edital e enviar para o e-mail [email protected].